Como é uma consulta psicológica? Tire suas dúvidas!

Muitas pessoas ficam em dúvida antes de ir pela primeira vez a uma consulta psicológica. Nesta página esclarecemos algumas questões sobre como ela funciona. Em caso de outras questões e dúvidas, entre em contato conosco!

Quem precisa de terapia?

É comum, ainda, as pessoas pensarem que terapia é  “coisa pra louco” e por este fato sentirem medo de iniciar o processo terapêutico. Esta é uma ideia equivocada, pois fazer psicoterapia é a oportunidade de se conhecer melhor, pensar novos projetos de vida e resolver algum problema ou dificuldade. A Terapia Psicológica é para todas as pessoas e auxilia nas diversas problemáticas como: ansiedade, depressão, tomadas de decisão, problemas entre casais, dificuldade com filhos, mudança de trabalho, entre outros. Já pensou em que momento do seu dia você pára e decide pensar em você mesmo, na sua vida, nas suas escolhas, no que te faz feliz e no que gostaria de mudar? A terapia é esse tempo que você vai tirar para si mesma(o). Cada vez mais as pessoas estão perdendo o medo e indo em busca de psicoterapia, pois percebem que ter um tempo na sua semana para rever sua vida ou para “jogar pra fora” suas frustrações, tem ajudado a se sentirem mais leves e com maior percepção sobre suas escolhas diárias, auxiliando a resolver os problemas cotidianos de forma mais fácil, rápida e eficaz.

Como funciona uma terapia psicológica?

Abaixo você poderá conhecer um pouco mais sobre o processo psicoterapêutico.

A 1ª consulta

Na primeira sessão terapeuta e paciente iniciam o processo de se conhecer, algo muito importante porque a partir deste momento a relação terapêutica começa a ser criada. O principal objetivo da primeira consulta é o de saber quais os motivos que levaram a pessoa a buscar terapia e o de ouvir sua história de vida. Quanto mais o paciente se abre em uma primeira sessão, mais o terapeuta poderá analisar as causas das problemáticas que levaram a pessoa a chegar até o atendimento psicológico. Conversamos também sobre as expectativas da pessoa com relação a psicoterapia e porque decidiu buscar ajuda de um profissional. Em muitos casos a psicóloga explica sobre sua linha teórica e como esta trabalha clinicamente, já que existem diversas linhas de trabalho dentro da Psicologia e saber qual combina mais com a sua forma de ver a vida, facilita o trabalho terapêutico e a escolha de qual psicólogo alcançará suas expectativas. A primeira seção tem duração de 50 minutos a 1 hora, que é o tempo normal com que a maioria dos psicólogos trabalha.

Como são as consultas regulares?

As sessões clínicas tem o objetivo de auxiliar o paciente nas problemáticas do dia a dia, a partir dos temas de sua preocupação, sejam conflitos pessoais e de relacionamentos, além de questões psicológicas que interferem na vivência do cotidiano. A psicóloga Sara Campagnaro trabalha com atendimentos em sessões de 50 minutos a 1 hora, onde a atenção e foco estarão centrados no paciente, buscando aliviar ou sanar as dificuldades apresentadas. Realizar atendimentos semanais auxilia na efetividade do processo terapêutico, pois desta maneira a psicóloga poderá acompanhar as dificuldades, decisões e problemáticas de cada semana. Já o paciente se sente amparado e tranquilo a partir do momento em que sabe que terá seu dia e horário para cuidar de si mesmo.

As consultas são sigilosas?

Sim, as consultas sempre são sigilosas. Seguimos os preceitos éticos do sigilo e privacidade da psicoterapia como consta no Art. 9º do Código de Ética Profissional do Psicólogo: “É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.” O cuidado com o sigilo é uma das questões mais importantes dentro do serviço de Psicologia. O paciente coloca na mão dos profissionais sua história de vida, medos, angústias e na maioria dos casos conta ao terapeuta situações que nunca abriu nem para pessoas mais próximas. Respeitar a vida, a confiança e a confidencialidade do paciente está em primeiro lugar nas sessões de terapia.

Como funciona a terapia infantil?

A Terapia Infantil geralmente acontece por encaminhamento da escola ou de outros profissionais da saúde, mas os pais também podem procurar esta modalidade de atendimento psicológico quando sentirem necessidade ou tiverem dúvidas sobre questões referentes aos seus filhos. Saiba mais sobre a Terapia Infantil e Escolar.


Como funciona a terapia de casais?

A Terapia de Casal pode ajudar quando questões relacionadas a vida a dois começam a parecer sem saída. Nesse momento, muitos casais não sabem mais como resolver seus problemas e as conversas começam a se tornar cada vez mais raras e acompanhadas de brigas. A Terapia de Casal pode auxiliar nesse momento.  Saiba mais sobre a Terapia para Casais.

Conheça nossas consultas ⇢

Quais questões posso abordar na terapia?

Dentro dos serviços de atendimento individual a crianças, jovens e adultos, alguns dos temas e dificuldades que podem ser trabalhados, de acordo com o interesse de quem busca a terapia:

➭ Problemas de relacionamento

A busca por um relacionamento saudável, as dificuldades com um parceiro atual, a transição ou a procura de um relacionamento oferecem algumas das decisões mais importantes na vida. Vamos abordar estas preocupações respeitando o seu próprio ritmo, tendo em mente seus objetivos de longo e curto prazo para o amor em sua vida.

➭ Terapia de casal

O diálogo é a base de qualquer relação humana e muitas vezes quando já não conseguimos mais conversar com nosso parceiro temos a sensação de que tudo vai desabar. A terapia de casal ajuda a proporcionar novas visões sobre a vida a dois e assim encontrar o melhor caminho para solucionar as dificuldades particulares de cada relação. Saiba mais sobre a terapia para casais.

➭ Depressão

Durante a vida passamos por momentos difíceis os quais muitas vezes atrapalham nossa rotina, entristecem nossos dias e a vida parece não ter mais sentido. A depressão, quer seja de longa duração, por curtos períodos ou relacionada ao resultado de um evento perturbador recente, deve ser tratada e o objetivo do nosso trabalho é restaurar a saúde mental para a melhor versão de si mesmo e ajudar a aumentar a alegria em sua vida.

➭ Ansiedade

Ansiedade, nervosismo e estresse podem ser o resultado de antecipar um evento futuro ou resultado de preocupação excessiva. Ofereço técnicas e com um trabalho integrado entre terapeuta e paciente podemos trabalhar os seus sintomas e ajudar a resolver a causa de sua preocupação.

➭ Controle de peso

Muitas vezes associado a ansiedade, os transtornos alimentares e o excesso de peso tem se tornado um problema cada vez maior e a procura por ajuda tem sido algo comum. Nosso objetivo em terapia será descobrir as causas do problema e em conjunto com outros profissionais da saúde auxiliar nesta retomada do peso ideal  e na melhora da saúde e autoestima.

➭ Psicologia infantil e escolar

Pais e mães encontram na Psicologia Infantil e Escolar um espaço dedicado para suas famílias. A terapia é uma ótima oportunidade para que os pais encontrem a melhor forma de resolver suas dificuldades, além de ser de grande ajuda para que as crianças se desenvolvam emocionalmente de forma saudável. Saiba mais sobre a psicologia infantil e escolar.

Orientação terapêutica para intercâmbio internacional

Muitos jovens decidem fazer intercâmbio, deixando por um período, sua escola, amigos e família, para se aventurar em um país desconhecido. A psicoterapia pode auxiliar neste momento, ajudando a baixar a ansiedade e a organizar os focos necessários para que tudo corra bem durante a viagem. Saiba mais sobre a orientação terapêutica para intercâmbio.

Orientação Pré-Vestibular

Os filhos ficam ansiosos em saber qual carreira seguir, enquanto que os pais sentem toda preocupação e angústia dos filhos e a necessidade de ajudá-los neste momento. Com a orientação correta e trabalhando as dificuldades fica mais fácil enfrentar este período estressante de escolhas e provas. Saiba mais sobre a orientação pré-vestibular.

➭ Mudanças no projeto de vida

A vida está em constante mudança e transformação como: com o casamento, divórcio, um novo bebê, uma nova carreira ou mudança de cidade, podendo oferecer muitos desafios. O aconselhamento psicológico pode ajudar neste processo fazendo com que as escolhas sejam mais acertadas e autênticas aumentado a confiança e auxiliando no processo de arriscar novas vivências.

➭ Tomadas de decisão

Há momentos em que decisões têm de ser tomadas e mesmo que pareçam banais, a maioria das decisões podem causar ansiedade e angústia, ocasionando noites mal dormidas, perda de apetite e dificuldade em se concentrar nos afazeres diários. Mesmo que apenas por algumas sessões, ser capaz de falar com uma pessoa objetiva e preparada pode ser bastante útil na tomada de decisões difíceis.

➭ Medo

Essa emoção tão conhecida por todos nós pode chegar ao extremo de nos paralisar. O medo não deve ser encarado como algo ruim, mas como um alerta de que algo pode não estar ou dar certo. Porém, quando não conseguimos dar conta de passar por cima dos receios do cotidiano, o medo pode causar insônia, ansiedade, correndo o risco de a pessoa não conseguir mais realizar decisões simples. A terapia pode ajudar a superar estas situações e aliviar as tensões causadas pelas medo.

➭ Estresse

É muito comum as pessoas dizerem que se sentem estressadas, mas será que esse estresse é normal? Em níveis mais avançados o estresse pode causar: desgaste emocional, perda de apetite, insônia, gastrite, enxaqueca, problemas de relacionamento, entre outros. Buscar a ajuda de um profissional da Psicologia é essencial para levar uma vida mais tranquila.

➭ Luto

Perder pessoas próximas, que amamos e com as quais estamos acostumados a estar juntos é um sofrimento que não tem medidas. As fases do luto são diferentes para cada pessoa, assim como o tempo em que ele pode durar. Trabalhar em terapia este momento de tristeza será importante para compreendê-la e aos poucos, cada um em seu ritmo, ir voltando a levar uma vida mais amena e feliz.

Supervisão para recém-formados em Psicologia

As supervisões clínicas são essenciais para recém formados. A troca de experiência entre profissionais permitem pensar estudos de caso dos pacientes e ter um espaço para pensar neles, descobrir formas de ajudá-los, com o suporte teórico adequado. Saiba mais sobre a supervisão para recém-formados.

Conheça nossas consultas ⇢