Orientação terapêutica para intercâmbio internacional

O sonho de conhecer outros países, de viver neles e criar laços com pessoas do mundo todo faz parte do imaginário de muitas pessoas. E se esse sonho se tornar realidade? Muitos jovens decidem fazer intercâmbio quando ainda estão no ensino médio, deixando por um período, sua escola, amigos e família, para se aventurar em um país desconhecido.

A princípio tudo parece fácil, mas algumas barreiras no caminho podem tornar, a princípio, o sonho em algo assustador. As vezes o país escolhido não está disponível no momento, ou as vagas já foram preenchidas e sobram apenas aqueles países em que nunca havia se imaginado. Outro fator que gera ansiedade é que a maioria nunca se afastou da família por longos períodos ou distâncias. Pais ficam angustiados por estarem afastados de seus filhos, enquanto que os jovens ainda que ansiosos por sair e conhecer, também ficam um pouco perdidos pelo fato de estarem se virando sozinhos e em outro idioma pela primeira vez.

A psicoterapia pode auxiliar neste momento, ajudando a baixar a ansiedade e a organizar os focos necessários para que tudo corra bem durante a viagem. Um jovem bem estruturado psicológicamente conseguirá resolver os possíveis problemas que poderão aparecer em seu caminho durante o intercâmbio. E se o próprio adolescente souber como se resolver, isso imediatamente tranquilizará os pais. Não é atoa que a maioria dos programas de intercâmbio incluem avaliação psicológica. Preparação para esta viagem é essencial!

Como psicóloga estou preparada para auxiliar nestas dificuldades, além de já ter realizado intercâmbio internacional e compreender todas as dificuldades pelas quais os jovens geralmente passam. O que posso afirmar é que a maioria dos casos de retorno ao país de origem, estão diretamente ligados à questões emocionais e dificuldade de adaptação. Orientações terapêuticas pré viagem são importantes para que o adolescente se sinta seguro e preparado emocionalmente para viver uma experiência positiva durante seu intercâmbio.

Nossos atendimentos seguem os preceitos éticos do sigilo e privacidade da psicoterapia como consta no Art. 9º do Código de Ética Profissional do Psicólogo.

 

Agende uma consulta ⇢

 

sara

A psicóloga Sara Campagnaro (CRP 08/15667) é graduada em Psicologia e pós-graduada como especialista em Psicologia Fenomenológico-Existencial pela Universidade Paranaense. Possui sete anos de experiência com atendimento clínico.

Entre em contato e agende uma consulta

O atendimento presencial é realizado no centro de Curitiba, no Edifício José Loreiro, sala 64 que fica na Rua XV de Novembro, 266. Centro - Curitiba, Paraná..

Você pode agendar sua consulta pelo telefone (41) 99525-5048, pelo email psicologacuritiba@gmail.com ou pelo formulário de contato abaixo:

Seu nome:        
Seu e-mail:      
Seu telefone:  
Assunto:          

Escreva sua mensagem abaixo: